segunda-feira, 8 de setembro de 2008




Biografia


Ricardo Azevedo

Ricardo Azevedo, escritor e ilustrador paulista nascido em 1949, é autor de mais cem livros para crianças e jovens, entre eles Um homem no sótão (Ática), Lúcio vira bicho (Cia. das Letras), Aula de carnaval e outros poemas (Ática), A hora do cachorro louco (Ática), Livro dos pontos de vista (Ática), Armazém do Folclore (Ática), Histórias de bobos, bocós, burraldos e paspalhões (Projeto), O livro das palavras (Ed. do Brasil), Trezentos parafusos a menos (Companhia das Letrinhas), O sábio ao contrário (Senac/Ática), Contos de enganar a morte (Ática), Chega de saudade (Moderna), Contos de espanto e alumbramento (Scipione), O peixe que podia cantar (Edições SM) e Ninguém sabe o que é um poema (Ática). Ganhou várias vezes o prêmio Jabuti, o APCA e outros. Tem livros publicados na Alemanha, em Portugal, no México, na França e na Holanda. Bacharel em Comunicação Visual pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado e doutor em Teoria Literária pela Universidade de São Paulo. Pesquisador na área de cultura popular. Professor convidado do curso de especialização em Arte Educação no PREPES-PUCMG desde 2003. Tem artigos publicados em livros e revistas abordando problemas do uso da literatura de ficção na escola.

Biografia mais pessoal

Sou casado com a Maria e tenho três filhos: Maria Isabel, José Eduardo e Clara. Lá em casa morava uma simpática e peluda carregadora de pulgas de nome Diana. Se entrasse ladrão em casa, acho que a gente estava bem. Infelizmente, a Diana tinha treze anos e morreu. Agora temos dois animais irracionais em casa: Platão e um outro tão pequeno que ainda nem tem nome, Gosto muito de música, tanto que se não fosse escritor tentaria arranjar emprego de pianista de pizzaria. Um dos melhores livros que já li foi o Dom Quixote de Miguel de Cervantes. Falando de pintura, admiro o belga René Magritte. Falando de gravura, admiro o pernambucano Gilvan Samico e também as xilogravuras populares.Torço pelo glorioso Santos Futebol Clube, o gigante indescritível da Vila Belmiro. Aprecio pão, queijo e cerveja, por isso minha discreta barriguinha. Sou tímido mas não medroso, se bem que já fugi de cachorro bravo. Calço 43. Venho pesquisando a cultura popular brasileira há muitos anos. Acho que a literatura deve tratar sempre daqueles assuntos meio vagos, sobre os quais ninguém pode ensinar, só compartilhar: as emoções, os medos, as paixões, as alegrias, as injustiças, o cômico, os sonhos, a passagem inexorável do tempo, a dupla existência da verdade, as utopias, o sublime, o paradoxal, as ambigüidades, a busca do auto-conhecimento, coisas banais que fazem parte do dia-a dia de todas as pessoas. Para mim, a literatura, inclusive a infantil, é, sem dúvida, uma forma de tentar compreender a vida e o mundo.

26 comentários:

Professor disse...

Achei legal.
Parabéns

Professor disse...

Parabéns
Ótima oportunidade para que as crianças aprendam novos conhecimentos sobre os autores, bem como adquiram novas habilidades para o acesso à internet.
Afonso

Professor disse...

parabens! adorei! =]

vc é um otimo escritor para crianças vc faz cada livro otimo

obrigado por seus livros! =}

Professor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Professor disse...

Achei legal seus livros .
Parabens!!!








iasmim e livia.

Professor disse...

Eu gostei muito deste texto ele fala da sua familiar muinto bem comtinue assim p.s eu sou um aluno do cicdamas matheus donato

Professor disse...

Adorei Parabens :P


Você é um otimo escritor :)



Izabelle

Professor disse...

Achei legal seus livros .
Parabens!!!








iasmim e livia.

Professor disse...

parabens!

vc é um otimo escritor para crianças vc faz cada livro que eu adoro =}!

parabens por seus otimos livros

Leticia =}

Professor disse...

achei otimo ricardo parabens !!! paulo

Professor disse...

Eu gostei e ainda gosto do livro Ricardo Azervedo Aminha rua é um problema é muito bom de ler.


Bianca

Professor disse...

MUITO BEM...
seus livros são uma maravilha, principalmente o livro no meio da noite escura.
Vc escreve muito bem


SOMOS SUAS FÃS


THAIANNE E CAROL***************

Professor disse...

Parabéns
Ricardo Azevedo você é um dos melhores escritores que eu ja vi

Professor disse...

obrigado pelo livro




gostei do livro

alcenor

Professor disse...

Parabens !

Aposto que os seus livros fazem muito bem para as crianças ! =}

Professor disse...

Achei muito legal esse site essa proposta de enriquecer estudos sobre Ricado Azevedo é muito boa estou aprendendo muito.




Emanuelle

Professor disse...

eu gosto muito dos seu livros princinpalmente dos seus personagens cada um com sua caracteristica e opnião


Mariana de lima

Professor disse...

Gosto muito dos seus livros e também entro nas suas histôrias interesantes que são muito legais. Leio muito suas histôrias.

Eu acho o mâximo !!!
Camila

Professor disse...

eu gostei do livro muito

Professor disse...

hahahahahaha!

ai que legal eu li um livro que e o tau de pontos de vista que quase fasso...hahaha

Leticia =}

Professor disse...

ricardo azevedo...


gostamos muito de seus livros
estamos estudando sobre você este ano e pelo que nos ja lemos você é maravilhoso

bjs

Eduarda e Aline

Professor disse...

***PARABENS***

SOMOS LOUCAS PELOS SEUS LIVROS...




***ThAiAnE e ***C*A*R*O*L***

Professor disse...

Eu gostei muito dos seus livros, porque mostra figuras de animas


Beijos

Glendha

Professor disse...

Parabéns pelo novo site eu adorei!!!E gostei muito do livro 'TRÊS LADOS DA MESMA MOEDA' leiam vocês vão gostar!
Vitória 4° 'B' =}

Lustato Tenterrara disse...

Ricardo Azevedo, nós estamos estudando sobre a sua vida e seus livros.
Você é fascinante!

Eu tenho 7 anos, mas farei 8 anos no próximo mês. Eu também escrevo. Papai diz que eu nasci quase falando, e até os 3 anos nunca havia falado uma palavra errada. Mas assim que entrei na escola, todas as crianças falavam diferente, e eu também comecei a falar errado. Mas depois meu pai me explicou e eu voltei a falar certo de novo. Estou no terceiro ano.

Gosto muito de escrever historinhas e composições de músicas. Meu pai publica no site dele e, agora, meu site também.

Papai disse que vai comprar todos os seus livros, pois gosto muito de ler, e suas histórias ensinam muito. Têm sempre um sentido, ou uma revelação.

Espero que você acredite em fadas, fadinhas, duendes e Papai Noel. Pois meu pai disse que se a gente não acreditar, as fadinhas, os duendes e Papai Noel morrem.

E se, em algum livro, você disser que eles não existem eu vou ficar muito triste. Muito mesmo, pois acredito muito nas suas histórias.

Parabéns!
Você é o melhor escritor que já li, depois do meu pai, que eu também gosto muito do que ele escreve.

Não sei qual dos dois é melhor. Para o mundo e pra mim, é você; Mas, para mim, de verdade, é o meu pai. Mas ele acha que é você.

Tchau.
Bielle de Melo Tenterrara

Dudah disse...

Adorei saber sobre Ricardo Azevedo. Adoro suas histórias, principalmente aquela lá, "contos de adivinhação", muito bom. beijao